FAZENDO O PRÓPRIO JORNAL
Ao produzir um jornal em sala de aula, procure não valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele será parecido com os modelos conhecidos. Dê mais importância ao processo de produção, estimulando o uso de:
- Diferentes gêneros textuais de imprensa (artigo, reportagem, fotojornalismo).
- Diferentes funções e níveis de linguagem presentes nos jornais.
- Noções gramaticais diversas. - Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar.
- Estratégias que ajudem a firmar a identidade dos alunos.
O passo-a-passo
- Defina com a turma como será o jornal: impresso (e distribuído) ou mural (afixado).
- Forme grupos de trabalho com professores, alunos, funcionários e distribua responsabilidades.
- Marque reuniões regulares para tomar decisões e avaliar resultados.
- Defina o público para o qual se dirige a publicação.
- Escolha o nome e o logotipo.
- Avalie a necessidade e a disponibilidade de recursos materiais, como papel, máquinas fotográficas, gravadores para entrevista, computadores, despesas em geral (filmes, revelação, gráfica etc.), além de patrocinadores e publicidade. Conteúdos e seções
O perfil temático pode ser definido pela turma, sob a sua coordenação. Opções:
- Ser porta-voz da direção da escola.
- Ser porta-voz dos alunos.
- Abordar temas gerais, atualidades, temáticas locais ou gerais, assuntos da escola.
- Relacionar a escola à comunidade.
- Debater temas "quentes".
- Promover entretenimento.
Projeto gráfico
É o que vai definir a cara do jornal. Para isso, a turma deve:
- Analisar o projeto gráfico de outros jornais e elaborar um específico para o jornal da escola.
- Criar uma identidade visual, ou seja, escolher o tipo das letras para os títulos, textos e legendas, o uso ou não de cores — e quais; o uso ou não de ilustrações etc.
- Estabelecer as seções que aparecerão sempre no mesmo espaço.
- Indicar em um quadro a relação dos responsáveis pela produção e pela realização do jornal (o expediente).